Skip to main content

Mamografia com Contraste ( CEM )

Técnica recente associa à mamografia digital a aquisição após a administração E.V de contraste iodado para visualização da vascularização tumoral, pelo que possibilita a avaliação morfológica e funcional em simultâneo.

O princípio é idêntico ao da Ressonância magnética e as indicações são similares para as duas técnicas.

A Mamografia com contraste é utilizada nas situações que são contra indicação à RM como claustrofobia, pacemakers ou outros dispositivos metálicos, nas mulheres de alto risco que não podem fazer rastreio com a RM, entre outras.

Na Mamografia de contraste, CEM (sigla em inglês) é necessário puncionar veia periférica para a injeção do contraste iodado.

É adquirida uma mamografia digital de dupla energia em que se obtêm duas imagens por cada projeção e por cada mama . A de baixa energia é idêntica à mamografia digital e a outra é uma imagem recombinada em que se realçam as áreas que captam o contraste iodado. Associa o estudo morfológico e funcional.

Este tipo de exame está contra indicado nas utentes com alergia ao iodo ou condições clínicas de atopia grave.

  • Realiza-se após inquérito de segurança, que deve responder com atenção.
  • Requer 4h de Jejum.

FAQ´S

O que é a Mamografia com Contraste?

É uma mamografia digital com aquisição após contraste idade endovenoso que permite o estudo morfológico e funcional, útil nas utentes em que a ressonância magnética está contraindicada.

Marcação de Exames

Acordos e Convenções